Arquitetura Bioclimática

ArquiteturaBioclimática

Preocupa-se em aproveitar os recursos naturais da região (sol, chuva, correntes de ar, relevo, vegetação, etc.) para promover ventilação, iluminação, umidificação, resfriamento e aquecimento, com o objetivo de proporcionar conforto térmico, acústico e visual.

 

A concepção de uma Arquitetura Bioclimática deve levar em conta o lugar como o ponto de referência, considerando a paisagem, o macroclima e microclima, a cultura regional, os materiais construtivos disponíveis, fatores sociais, econômicos e políticos. Cunha descreve em seu livro: “Elementos de arquitetura de climatização natural: método projetual buscando a eficiência nas edificações”,  que é fundamento básico da arquitetura, considerar: o local, a história e a cultura regional.

 

 

 

 

 

 

 

PRÓXIMOS ÍTENS:

Zoneamento Bioclimático

   

Normas ABNT

Diretrizes construtivas

SOLUÇÕES BIOCLIMÁTICAS

CH2 Building

Parede Trombe

ELEMENTOS CONSTRUTIVOS

Aberturas (janelas e portas)

Coberturas

Lajes

Paredes

Brise

Marquise

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CUNHA, Eduardo Grala da (Org.). Elementos de arquitetura de climatização natural: método projetual buscando a eficiência nas edificações. Porto Alegre: Masquatro, 2006.

LAMBERTS, Roberto; GARNICA B., Mariana. Diretrizes construtivas utilizando o Zoneamento Bioclimático Brasileiro. Disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/ECV5161_Zon_Bioclimatico_0_0.pdf. Acesso: dez/2015.