Estratégias Bioclimáticas

EstrategiasBioclimaticas

Estratégias Bioclimáticas são alternativas ou soluções que influenciam a edificação, assim como, o seu processo e sistema construtivo, a forma, os materiais e os componentes construtivos.

As Estratégias devem ser definidas na fase inicial da concepção arquitetônica, tomando-se como parâmetro o Zoneamento Bioclimático Brasileiro, sem omitir as análises do macroclima e o microclima da implantação do projeto.

   

A concepção de uma Arquitetura Bioclimática depende da escolha adequada de Estratégias Bioclimáticas. Contudo, pode ocorrer que uma solução indicada para o inverno, represente uma necessidade invertida no verão.

De forma semelhante, um ambiente submetido a uma ventilação cruzada, pode ter suas propriedades acústicas comprometidas. Por exemplo, uma sala de aula com aberturas para uma rua movimentada.

Para atender a todas as necessidades simultaneamente, o projeto deve usar estratégias bioclimáticas combinadas e sempre que for preciso, integrada a sistemas de condicionamento artificial.

 

ESTRATÉGIAS PARA VENTILAÇÃO

 

1. Ventilação cruzada

Ocorre quando as aberturas estão dispostas em paredes com diferentes orientações em uma edificação. A ocorrência de ventos não é o suficiente para que o ar circule intensamente. O fator essencial é o posicionamento das aberturas de entrada, em zonas de alta pressão (baixa temperatura) e de saída, posicionadas em zonas de baixa pressão (altas temperaturas).

Ventilação cruzada
Ventilação Cruzada

 

 

2. Ventilação cruzada na cobertura

Acelera a renovação de ar abaixo da cobertura, impedindo o seu aquecimento.

 

Cobertura
Ventilação cruzada pela cobertura

 

 

3. Ventilação com efeito chaminé

Ocorre quando as aberturas de saída de ar estão em posições elevadas ou em chaminés. O ar quente, menos denso sobe e é puxado para o exterior promovendo um fluxo de ar renovado e frio.

 

 

Chaminé
Efeito Chaminé por Shed

 

Chaminé2
Efeito Chaminé

 

 

4. Peitoril ventilado

É uma solução de ventilação cruzada, utilizada quando se deseja ventilar por meio de aberturas protegidas do sol, chuva ou sem iluminação.

Peitoril ventilado
Ventilação cruzada pelo peitoril

 

5. Redutor de velocidade

É utilizado como barreira quando a ventilação local é muito intensa.

 

Redutor de velocidade
Redutor de velocidade

 

 

 

 

PRÓXIMOS ÍTENS:

RESFRIAMENTO EVAPORATIVO

Inércia Térmica para Resfriamento

Umidificação

Sombreamento

CONDICIONAMENTO DE AR

AQUECIMENTO SOLAR

Inércia Témica para Aquecimento

Massa Térmica com Aquecimento Solar

ILUMINAÇÃO NATURAL

CORES

ENERGIAS ALTERNATIVAS

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA