Tecnologias BIM

TecnologiasBim

A escolha de uma tecnologia BIM vai muito além do custo do próprio investimento, ela depende da necessidade operativa de cada profissional.

 

Existe uma tendência em optar pelo Revit, uma vez que, muitos profissionais já utilizam o AutoCAD, também fabricado pela Autodesk. No entanto, há muito que se ponderar nesta escolha.

 

O mais forte concorrente é ArchiCAD, da Graphisoft, por ser o software BIM mais antigo disponível no mercado. A comparação entre as duas opções é bastante disputada, sem que se declare um ou outro a melhor opção.

   

 

O arquiteto Amir Nouri, que tem experiências com as duas tecnologias apresenta um depoimento comparando Revit X ArchiCAD, mesmo sendo uma postagem de 2012 da Plataforma BIM, vale a pena acompanhar porque o arquiteto aponta parâmetros importantes para ser avaliados na escolha de uma tecnologia.

 

Autodesk Revit

 

O software Autodesk Revit® foi desenvolvido especificamente para Modelagem de Informação da Construção (BIM), a versão 2016 inclui os recursos para projeto arquitetônico, engenharia mecânica, elétrica, hidráulica e engenharia estrutural.

 

Autodesk desenvolve tecnologias 2D e 3D desde 1982, entre elas estão o AutoCAD, 3d Max, Inventor e Maya. Autodesk Revit está disponível apenas na edição Building Design Suite Premium (AUTODESK. STORE).  Mas você pode testar por 30 dias de forma gratuita ou utiliza-lo na Versão Educação por 3 anos. Nessa última, não é permitido o seu uso comercial, que é assegurado por contrato de licença.

 

 

 

 

Bentley Architecture

ArchiCAD

SolidWorks

Tekla

Vectorworks Architect

Gehry Technologies

Vico Office

Visual 5D