Casa Eficiente, modelo de eficiência energética

Maquete de implantação da Casa Eficiente

 

“A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais”

 

Casa eficiente3O Projeto da Casa Eficiente foi criado no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), em uma parceria entre a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ELETROSUL (Centrais Elétricas S.A.) e a ELETROBRÁS (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.).

Localizada na sede da Eletrosul em Florianópolis/SC, a Casa Eficiente possui sistemas e soluções integradas para a eficiência energética.

   

 

Casa eficiente4A concepção da edificação apresenta várias Estratégias Bioclimáticas como condicionantes do projeto:

  • Aproveitamento das condições climáticas locais (radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar e ventos predominantes);
  • Uso de sistemas alternativos de resfriamento e aquecimento ambiental.
  • Uso de materiais locais (renováveis ou de menor impacto ambiental).
  • Projeto paisagístico com espécies nativas da Mata Atlântica em vias de extinção e o uso de espécies frutíferas. Aproveitamento da vegetação para criação de um microclima local agradável.
  • Uso racional de água. Instalações hidráulicas utilizando peças e linhas econômicas.
  • Uso de equipamentos que promovem um baixo consumo de água, aproveitamento de água pluvial, tratamento de efluentes por zona de raízes e aproveitamento dos efluentes de águas cinza (de banho, tanque, máquina de lavar roupa e lavatório) após tratamento biológico.
  • Integração do partido arquitetônico com sistemas complementares, tais como aquecimento solar e geração de energia fotovoltaica.
  • Acessibilidade a todos os ambientes, facilitando a visitação pública.

 

 

CasaEficienteEficiência Energética

Tecnologias como a geração de energia fotovoltaica interligada à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água, garantem o conforto térmico e o consumo reduzido de energia elétrica. As estratégias para o uso eficiente da água aproveitam a água de chuva e o reúso de águas, além de utilizar equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.

 

O Projeto da Casa Eficiente foi desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE), que é coordenado pelo Prof. Roberto Lamberts. Quatro publicações, descrevem e especificam o projeto:

Casa Eficiente – Bioclimatologia e Desempenho Termico (vol. I)

Casa Eficiente – Consumo e Geração de Energia (vol. II)

Casa Eficiente – Uso Racional da água (v. III)

Casa Eficiente – Simulação Computacional do Desempenho Termo-energético (vol. IV) 

 

Via LABEEE, Eletrosul.

One comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *