Floating Village Paris: uma aldeia flutuante no meio de uma floresta

Floating Village em Paris - vista noturna para a Torre Eiffel

 

Floating Village em Paris

 

A floating village in the middle of a forest” (uma aldeia flutuante no meio de uma floresta) é um complexo arquitetônico bioclimático em Paris, formado por casas, apartamentos unifamiliares, escritórios, uma creche e restaurantes.

 

O Projeto vai substituir um antigo estacionamento, situado sobre o anel viário que liga o centro da Paris e seus arredores. A implantação vai integrar e melhorar os efeitos sonoros da Boulevard Périphérique, uma das estradas mais movimentadas da Europa. Segundo Rachdi, “Um dos desafios foi ocupar o vazio do estacionamento e o primeiro passo foi criar um parque, com muitas árvores, por onde as pessoas vão circular sobre a rodovia.”

   

 

Com vista para Torre Eiffel, está cercado por aproximadamente 1.000 árvores. Uma combinação de telhados verdes, muita vegetação e captação de energia renovável, devem amenizar os impactos da poluição e permitir a sustentabilidade energética das edificações.

 

Os sistemas eólicos, serão projetados para compartilhar a energia extra entre as unidades. As árvores vão funcionar como filtros para a poluição e colaborar para reduzir as temperaturas urbanas.

O design futurista, resultado da colaboração dos arquitetos, Manal Rachdi  (francês) e Sou Fujimoto (japonês), foi um dos vencedores do concurso Réinventer Paris. A construção deve começar nos próximos dois anos e concluída em 2021 ou 2022.

Segundo Rachdi, “O que nós realmente queremos é criar um ecossistema vivo”. Paris é uma cidade com pouca vegetação. A ideia central é possibilitar uma nova maneira de viver em Paris, rodeado pela natureza.

 

floating-village-paris3      floating-village-paris4

 

floating-village-paris      floating-village-paris5

 

floating-village-paris2      floating-village-paris6

 

Via Co.Exist

One comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *