Indústria da AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), criando soluções para atuar com BIM

BIM - Building Information Modeling nuvem da palavra, conceito de negócio.

Soluções para atuar com BIM

 

As empresas estão se adaptando a realidade, as exigências para utilizar BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção) em obras públicas é uma tendência global. Com isso, os projetos em BIM tem sido cada vez mais frequentes no cenário brasileiro, no entanto, já são prática cotidiana em diversos países.

No Brasil o ritmo é lento, porém constante. Segundo Soibelman¹, a disseminação do BIM nos Estados Unidos contou com um apoio fundamental e decisivo da agência que administra o patrimônio imobiliário do governo (GSA, sigla em inglês). Em 2003, a GSA passou a exigir que todos os prédios públicos fossem projetados e construídos em BIM. “A decisão obrigou as construtoras, principalmente as que trabalham em obras para o governo, a se adequarem a demanda do mercado”.

   

A questão cultural no Brasil é um grande problema, observou Soibelman, pois as empresas brasileiras não pensam em uma estratégia de retenção de talentos, com uma política séria de incentivos. Além disso, em momentos de crise, elas preferem demitir ao invés de se concentrar em capacitação, em valorizar sua própria equipe.

Outros fatores como, o alto investimento em novas tecnologias e treinamento, falta de profissionais para atuar com BIM e a criação de bibliotecas, oferecem dificuldades para implantar a metodologia BIM.

Para o alto investimento em novas tecnologias, Soibelman ponderou que embora toda inovação apresente riscos, o investimento em BIM representa ganho em competitividade. Ele lembra que os que se antecipam as tendências de mercado, nos momentos de baixa da economia, serão os primeiros a se beneficiar na retomada. “Não adianta querer implantar o BIM quando sua empresa estiver abarrotada de projetos, isso acaba virando um problema”, aconselhou.

Nesse sentido, a Indústria da AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) vem criando soluções para atuar com BIM.

 

 

Biblioteca

 

Weber-BIM é um acervo digital para especificação dos produtos Quartzolit, desenvolvido para tecnologias BIM. Esta plataforma voltada para arquitetos, engenheiros e projetistas, apresenta soluções para fachadas, pisos e revestimentos.

A Quartzolit, conhecida pela linha de produtos Cimentcola Quartzolit, argamassa colante para assentamento de placas cerâmicas, foi incorporada ao Grupo Saint-Gobain Weber, uma das maiores fabricantes de argamassa da Europa. A partir daí, ampliou sua linha de produtos, com soluções para: assentamento e rejuntamento de revestimentos, impermeabilizantes, aditivos para concreto, revestimentos para decorar, regularizar, proteger e reparar todo o tipo de fachada.

O Acervo digital Weber-BIM não é exclusivo de produtos Quartzolit, integra mais de 300 marcas com mais de 5000 produtos e constitui uma importante ferramenta para especificar com precisão sua biblioteca.

 

 

Templates

 

A criação de bibliotecas, com a parametrização dos elementos do projeto, representa uma das dificuldades para a implantação das tecnologia BIM. Uma alternativa válida é incorporar bibliotecas de outros projetos e adapta-las para a sua rotina e projetos.

Nesta solução, a Contier Arquitetura disponibiliza os arquivos para download, dos templates dos projetos do Programa “Minha Casa Minha Vida”. O material é bastante extenso, composto por famílias e famílias de sistemas adaptados à construção civil no Brasil. Você pode incorporar em seu software e customiza-los para seus projetos.

Outra opção é do arquiteto Alan Araújo, que oferece para download templates criados a partir de outros modelos, mas já de acordo com as normas ABNT 2013. O material é gratuito, porém é necessário realizar cadastro no fórum e para isso apresenta um vídeo explicativo.

 

 

Qualificação profissional

 

A falta de profissionais para atuar em BIM, acende para uma oportunidade de qualificação de profissional. Para isso, tenho uma grande dica: PLATAFORMA BIM, como o próprio nome indica é um site que oferece cursos e informações sobre BIM. Os cursos são ministrados pela Arquiteta Roberta Miranda Vendramini em opções de cursos grátis e pagos, dependendo do seu interesse em aprender e obter um certificado.

 

Links:

Weber-BIM

Plataforma BIM (Arquiteta Roberta Miranda Vendramini)

Contier Arquitetura (Tutoriais e templates “Minha Casa Minha Vida”)

Alan Araújo (Template ABNT 2009 a 2016)

 

 

1 Doutor em Sistemas de Engenharia Civil pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e professor da Universidade do Sul da Califórnia (EUA).

 

 

Via Sinduscon (Evento BIM 2015), Plataforma BIM

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *