Telhado Verde

Residência unifamiliar 1406 em Barcelona/Espanha

 

Villa Ronde - Japão
Villa Ronde – Japão

Telhado Verde, Cobertura Verde, Eco Telhado, Green Roof, são denominações para o cultivo de plantas sobre o telhado ou uma laje impermeabilizada com uma drenagem adequada.

 

As razões para se criar um telhado verde são muitas. Para Arquitetura Bioclimática, o telhado verde é uma Estratégia Bioclimática de conforto térmico (inércia térmica e do resfriamento evaporativo) que reduz as oscilações de temperatura no interior da edificação.  Um dos benefícios imediatos é a aumento da eficiência energética da edificação, porque utiliza menos energia elétrica para aquecer ou resfriar o seu interior.

   

 

Veja outras razões para se ter um telhado verde:

 

  • Aproveitamento de água da chuva;
  • Tratamento de efluentes;
  • Absorção de até 80% da água da chuva, ajudando a reduzir problemas de inundação;
  • Umidificação do ar nos meses secos;
  • Diminuição do efeito “ilha de calor”;
  • Proteção contra os raios UV e das mudanças bruscas de temperatura;
  • Reciclagem dos gases tóxicos do ar através da fotossíntese;
  • Absorção da poluição sonora;
  • Criação de espaços verdes, com vegetação nativa regional e a biodiversidade.

 

Prefeitura-Toronto1
Telhado da Prefeitura de Toronto

Em países como, França, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, EUA, Canadá, China, Japão e Coreia do Sul,  é uma prática cotidiana. Obrigatória em algumas localidades, como acontece na Copenhague, Suíça e Toronto.

 

No Brasil, os exemplos começam a ser expressivos, como é o exemplo de Recife/PE, que tornou obrigatório para edificações com mais de quatro pavimentos. Em Curitiba, a Emenda de autoria do Prof. Galdino, que incentiva os Telhados verdes foi aprovada, em breve serão divulgados as normas, padrões e incentivos para sua implantação.

 

Saiba como é a estrutura do telhado verde:

 

Componentes
Componentes do Telhado Verde

 

É possível implantar um telhado verde em qualquer cobertura já existente?

 

Como executar o plantio? Requer muitos cuidados?

 

A ideia inicial é que ter um telhado verde pode ocasionar frequentes manutenções e em alguns casos, difíceis de serem executadas e sujeitas a acidentes. Tudo depende do tipo de telhado verde que você gostaria de implantar.

 

Os telhados verdes podem ser classificados em três tipos: extensivo, intensivo e semi-intensivo. Acompanhe no quadro as características de cada um.

 

Telhado Verde_classificação
Tipos de telhados verdes

 

Quanto a sua montagem, eles podem ser executados pelo sistema contínuo, onde as camadas são aplicadas diretamente sobre a base impermeabilizada, ou pelo sistema de módulos, geralmente envolve uma empresa especializada que fornece os módulos com substrato e vegetação. Nesta modalidade é possível a captação de água da chuva e o tratamento de efluentes.

 

Está em dúvida de qual de tipo ou sistema adotar?

 

Qualquer que seja a sua escolha, se pretende implantar em sua casa ou em um edifício já construído, é essencial consultar um engenheiro para verificar se a estrutura  da cobertura ou laje, suporta o peso dos componentes de um telhado verde.

 

Imagens Webreforma, Bim Bon

Via jconline, Prof. Galdino, Greenroofs, EcoD.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *